Cento de Operações Agrícolas melhorando desempenho industrial com a diminuição de impurezas vegetais e minerais.
O COA é um setor que deve ser explorado em sua totalidade tanto em mão de obra quanto em aplicação da tecnologia de telemetria nos mais diversificados cenários e situações da área agrícola do setor sucroenergético.
Quando falamos de CIA ou COA, pensamos em indicadores, gráficos, Power BI, computador de bordo e apontamentos, tecnologia embarcada para geração de indicadores. Mas poucas pessoas sabem utilizar este setor como ferramenta no acompanhamento da entrega da matéria prima, tal como a qualidade da cana entregue pelas equipes de colheita.
Ao falarmos sobre impureza, seja mineral ou vegetal há diversos fatores que podem influenciar no aumento ou diminuição. O intervalo de análise deve ser observado e a partir daí mensuramos os fatores agronômicos e operacionais.
Fatores agronômicos são pontuados pelo controle agrícola e o planejamento agrícola já ciente e atuante na busca dos melhores números como:
- ATR;
- TCH;
- Raio de colheita;
- Variedade;
- Maturação;
- Idade;
- Ambiente Produtivo;
- Solo, etc.
Já os fatores operacionais são todas situações em que o Operador é responsável pela adequação na operação e o mesmo não a conduz com maestria, evidenciando “gargalos” na operação. Podemos citar alguns cuidados, que são:
- Velocidade de Colheita
- RPM – Extrator Primário;
- RPM – Extrator Secundário;
- Intervalo de troca das Facas do Corte de Base;
- Intervalo de troca das Facas do Corte de Pontas;
- Acompanhamento e Validação da manutenção das Pás da Hélice;
- Pressão do corte de Base;
- Validação das manutenções corretivas, reincidências de manutenção, preventivas e preditivas que podem alterar o envio de impurezas à unidade industrial.
Alguns fatores e números como referência divulgados pelo CTC:
Impurezas aceitáveis, perdas de desempenho industrial na moenda e difusor:
mpactos nos equipamentos causados apenas pela matéria prima com teor de impurezas acima da média:
Clique AQUI para ter acesso à apresentação completa sobre impurezas e impactos industriais e operacionais.
Também temos os impactos na logística como densidade de carga, consumo de combustível elevado por t/c.
_________________________________________________________________________
Se você achou interessante as pontuações feitas neste artigo, compartilhe com seus colegas. Estas “Sacadas” apresentadas nos artigos são justamente para auxiliar e desenvolver as qualidades operacionais.
Para qualquer dúvida, sugestão e/ou treinamento de equipe sobre processos agrícolas e ferramentas tecnológicas para aumento de produtividade, estou à disposição!
Visite o LinkedIn para conferir outras matérias.